Hábitos que envelhecem a pele
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas e cuidadosas com a aparência, e estão sempre buscando alternativas para melhorar essa aparência, rejuvenescer, ficar com um aspecto de saúde. Mas não adianta nada fazer vários procedimentos, usar cosméticos caros, para alcançar esse aspecto mais jovem se não deixar de lado alguns hábitos ruins, que aceleram o processo de envelhecimento. É nadar contra a maré. 🤷♀️
“A partir dos 25 ou 30 anos, embora pareça muito cedo, já se começa a involuir ou a envelhecer”
Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar cada vez mais, né?
Pensando nisso, separamos alguns hábitos que favorecem o envelhecimento precoce da pele para você evitar.
🔸 Conheça o seu tipo de pele
A genética tem forte influência sobre a maneira que a sua pele envelhece. Isso porque a nossa etnia e nosso tipo de pele determinam a velocidade com que os sinais de envelhecimento aparecem na nossa derme. Em peles claras, por exemplo, as rugas tendem a aparecer mais precocemente.
• Lavar o rosto com água quente:
A água muito quente é capaz de remover a barreira protetora da pele e deixá-la com aspecto seco. Para compensar, a pele produz mais sebo e ela volta a ficar engordurada. Além disso, a água quente também acelera o processo de envelhecimento da pele.
🔹 Utilize produtos adequados
Cremes à base de vitamina C e vitamina A também são bastante indicados, pois ajudam na produção de colágeno, mantendo a pele mais firme. A vitamina A, presente em produtos antienvelhecimento, ainda acelera a velocidade com que as células se renovam, retardando e tratando os sinais.
• Não proteger a pele com protetor solar:
O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele.
Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.
A exposição solar pode causar manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos, e 15 para o restante do corpo.
🔸 Mantenha uma alimentação balanceada
Uma dieta que inclui alimentos como cenouras, tomates, pimentões, feijões e vegetais de folhas verdes ajudam seu corpo a combater inflamações e cooperam para a renovação celular.
Apostar em uma dieta rica em frutas e legumes pode proporcionar uma pele mais saudável e combater o envelhecimento precoce. Isso porque esses alimentos são ricos em antioxidantes, que são capazes de limitar os efeitos dos radicais livres. Já uma dieta rica em carboidratos e gordura pode acelerar o envelhecimento da pele.
• Dormir com maquiagem:
Um dos maiores erros no cuidado com a pele. Isso porque os produtos tapam os poros, evitando que a derme respire corretamente.
A médio prazo, isso pode ocasionar a perda de viscosidade e brilho, além do aumento de oleosidade.
🔹 Evite o estresse
Quando estamos estressados, nosso corpo prioriza nutrientes para órgãos como coração e cérebro. Assim, a pele recebe menos nutrientes e oxigênio, e fica com sua capacidade de renovação celular prejudicada, produzindo, assim, menos colágeno e mais radicais livres.
O estresse altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina. Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções como herpes, alergias, psoríase e até vitiligo.
O envelhecimento da pele é natural, acontece com pessoas de todos os tipos de pele. Contudo, isso não significa que você deve abrir mão dos cuidados com a cútis. Além de tomar as medidas que citamos acima, você pode retardar esse processo indo regularmente ao demartologista.
• Não beber água:
DESIDRATAÇÃO – A falta de água no organismo envelhece muito e não é só a pele que sente, o corpo todo fica prejudicado. Mas a pele fica flácida, e perde o brilho.
A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida.
O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia. 💧
Não foram dados exemplos aqui mas outros hábitos que podem levar ao envelhecimento da nossa pele são: Tabagismo, Poluição, Consumo de Açúcar e Gordura, Dormir Mal, Sedentarismo.
E aí Dona, Gostou? Que tal fazer algumas mudanças nos hábitos para cuidar melhor da sua pele?
Veja esse assunto e mais no nosso site 😍
Beijos e Até mais!💋
Dona do Dia 👑
Pingback:Cara limpa: confira dicas para acertar no demaquilante e ter uma pele saudável. - Dona Do Dia - Comprar Maquiagem, Cosméticos e Acessórios